segunda-feira, janeiro 21, 2008

Enciclopédia da Música com Bicho

Para compensar o silêncio da passada semana, hoje não trazemos um livro no nosso Baú, mas sim uma Enciclopédia!

Encicopédia Música com Bicho da Companhia de Música Teatral, é uma enciclopédia para ouvir, ver, descobrir, repetir, contar e cantar, dançar, repetir, descobrir, conversar e sentir.

"Para quê ouvir histórias como estas? Antes de mais, porque dá prazer ouvir
contar uma história. Mais ainda se essa história for cantada e dançada." (1)

Com um grande conjunto de notas (escritas por Helena Rodrigues) a pensar nos pais, mães, avós educadores, tios, primos ou apenas amigos leitores, que vão desde a história da concepção de cada Livro/Cd a propostas de abordagem da história estes três livros só podem ser uma óptima experiência!

As ilustrações e grafismo de João Raposo contam, em formato de hamónio, os detalhes que a história não conta e, há que perder tempo (ou ganhar, depende da prespectiva) com estes pormoneros importantíssimos!

"Borboleta, Borboleta

D'asa às cores e cara preta.

Tu já foste uma lagarta,

verde, gorda, feia e farta." (2)




As histórias de Paulo Maria Rodrigues, em forma de canção, dão vida ao personagem de cada livro, fugindo dos temas e rimas simplistas que muito se vêm nos livros e canções infantis são muito bem escritas e cheias de humor, contando não só a história perceptível à criança, mas com uma série de referências para pais e leitores adultos (ou menos crianças, se preferirem).

A música, também de Paulo Maria Rodrigues, é um convite à participação, como se estivessemos a ouvir ao vivo e a cores os interpretes, músicos e "interpretezinos" com todos os sons e silêncios necessários aos participantes caseiros para integrar estes contos/cantos deliciosos.

  • O Caracol(Tomo I) é o mais simples dos três, mas nem por isso o pior. O Caracol vê-se em trabalhos com a eminência de mais um elemento na sua pequena casa...


  • A Borboleta (Tomo II) é um caso grave de crise de personalidade, mas no fundo tudo não passa de uma "metamorfose"...


  • A Galinha Pedrês (Tomo III) correndo o risco de ferir a susceptibilidade dos dois primeiros intervenientes, atrevo-me a destacar a Galinha, que com o seu sotaque francês:

"Instalada no poleiro

fala, fala o dia inteiro.

Cacareja e não diz nada, mas não é nem doutora,

nem ministra ou deputada."(3)




(1)Caracol - Prelúdio à sesta de um caracol

(2)Borboleta - Canção Borboleta

(3)Galinha Pedrês - Adivinha

Enciclopédia da Música com Bicho

Autoria e Produção: Companhia de Música Teatral

Co-Produção: Câmara Municipal de Oueiras

Mais uma Enciclopédia, sem sombra de dúvida, da LUA NOVA!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu adoro! Onde posso adquirir?