segunda-feira, janeiro 26, 2009

Leitores para Ler o mundo


Tive o prazer de assistir ao Congresso Internacional de Promoção da Leitura "Formar Leitores para Ler o Mundo" organizado pela Casa da Leitura, nos passados dias 22 e 23 na Gulbenkian.

De tudo o que lá ouvi, aprendi e senti (e foi muito muito), ressalvo dois homens bastante distintos entre si, mas que marcaram profundamente os cadernos da memória que guardo deste evento.


Peter Hunt, Professor da Universidade de Cardiff no Reino Unido, que nos falou sobre o declínio da literacia literária com algum humor e muitos exemplos. Mostrou-nos como as crianças de há cem anos liam textos literários mais complexos, completos, densos e extensos do que as crianças de hoje em dia. Pegou em edições de há 80, 60, 50 anos e comparou com as novas edições para nos mostrar que não é só o tamanho das lombadas que diminui. Usou como exemplos passagens específicas onde os textos foram alterados, recortados e simplesmente condensados para estar de acordo com as exigências editoriais que promovem a forma mais vendável - a história simplificada.

No fim, a ideia amarga da "novilíngua" de Orwell (em '1984'), nascida (também) da simplificação/manipulação linguística, ficou a ecoar nos meus apontamentos...


Não podia também deixar de assinalar o encanto do contributo do 'Contador de Cuentos' Pep Duran, que mostrou o poder imenso com que os contos conseguem, pela voz do contador, tocar os nossos "três centros - intelectual, emocional e instintivo". Não tenho palavras para descrever a forma como Pep se entrega enquanto nos embala nos vários contos que vão "escorrendo" das suas malas cheias de livros!

Para finalizar, que o texto já vai longo (e depois corro o risco de nenhuma editora o aceitar...), acabo com duas pequenas citações:

"A incapacidade de ler bons livros
enfraquece a visão e fortalece a nossa mais fatal tendência - a crença de que o
aqui e agora são tudo o que existe." Allan Bloom

"Todo o homem que sabe ler tem o
poder de se ampliar, de multiplicar as formas da sua existência e de tornar a
sua vida repleta, significante e interessante." Aldous Huxley


Um abraço da LUA NOVA e boas leituras!

Sem comentários: