quinta-feira, janeiro 08, 2009

Outro para os (mais) crescidos

Hoje trazemos, no nosso Baú de Contos, "A ovelha negra e outras fábulas", de Augusto Monterroso. É um livro de contos, ou melhor de micro-contos como o autor lhes chama, cheios de muito humor e alguma sátira (ou vice-versa), que se lêem de uma assentada.

Não é literatura juvenil (se é que isso existe) mas, por ser irreverente, é uma leitura normalmente bem recebida pelos adolescentes.

Os personagens são todos animais (ou não seriam fábulas) numa sátira à velha (e à moderna) humanidade, e vão desde o "macaco que queria ser escritor satírico", ao "mocho que queria salvar o mundo", ou ao "cão que queria ser humano", entre muitos outros.

Para deixar um cheirinho, transcrevo um dos mais pequenos micro-contos:

"O burro e a flauta"

"Abandonada no campo estava desde há muito tempo uma flauta que ninguém tocava, até que um dia um burro que passeava por ali soprou fortemente nela fazendo-a produzir o som mais doce da sua vida, quer dizer, da vida do burro e da flauta.

Incapazes de compreenderem o que tinha acontecido, já que a racionalidade não era o seu forte e ambos acreditavam na racionalidade, separaram-se à pressa, envergonhados do melhor que um e outro tinham feito durante as suas tristes existências." (pág. 79)


Decididamente, um livro da LUA NOVA!




Angelus Novus, Editora
2008

Sem comentários: