quarta-feira, setembro 20, 2006

Beja, aqui vamos nós!


VIII PALAVRAS ANDARILHAS
21, 22 e 23 de Setembro
Biblioteca Municipal de Beja José Saramago

“Quando se fala em promoção da leitura e narração oral, são muitos os que de imediato associam estes dois temas às "Palavras Andarilhas" e a "Beja - a Cidade dos Contos".

As razões de tal associação encontram-se no trabalho regular e continuado que a Biblioteca Municipal de Beja José Saramago desenvolve desde 1994 e, nos últimos oito anos, também num encontro que reúne em Beja, durante três dias, mais de 250 mediadores de leitura e narradores de todo o país e 50 especialistas nacionais e estrangeiros - todos andarilhos, como as palavras!
Promovida pela Câmara Municipal de Beja e pela Associação para a Defesa do Património da Região de Beja e contando desde a primeira edição com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, esta iniciativa que este ano acontecerá dia 21, 22 e 23 de Setembro, é um momento importante na reflexão sobre as muitas formas de mediar a relação com o livro, possibilitando a troca de experiências e saberes entre técnicos nacionais e estrangeiros, que em torno de conferências e mais de 15 oficinas, trabalham a leitura em voz alta, a escrita criativa, a ilustração, a narração e a animação à leitura.
(…)
"Palavras Andarilhas" é uma festa de contos e palavras, livros e leituras escutadas por centenas de crianças, jovens e adultos, num mundo em que a palavra cada vez é mais urgente, para construir afectos e reparar emoções e por tudo isto um bom pretexto para nestes dias, deixar o televisor desligado e vir até à biblioteca, ver, ouvir e quem sabe contar! “
Já temos as malas prontas, na bagagem não esquecemos os cadernos para anotar o que ali se vai aprender com tanta gente interessante, desde o Nuno Júdice à Beatriz Quintela, passando pelo Jorge Serafim e tantos outros oradores, contadores e estudiosos desta arte de contar e encantar! Levamos também na mala um conto de um amigo cheio de magia e muita vontade de ouvir, aprender, contar e sonhar!
Até para a semana!

Sem comentários: