quinta-feira, fevereiro 22, 2007

APEI - Sábado Tematico


Fui convidada pela APEI para um Sábado Temático sob o mote: Animação Sócio-Educativa em Jardim de Infância pela Família: Um testemunho.

No testemunho que me foi solicitado para o Sábado Temático de 17 de Fevereiro, optei por uma abordagem menos convencional do tema. Depois de um pequeno resumo e enquadramento do Projecto “Salto em Altura”, passámos a exercícios práticos de Expressão Corporal que integraram o Projecto, adaptados á realidade adulta do grupo presente. O que tentei para este encontro, foi seleccionar alguns exercícios básicos que se fazem em Expressão Corporal, Movimento e Drama para nos ajudar a relembrar este imenso potencial que vulgarmente escondemos atrás das palavras.

Das palavras concretas de Almada Negreiros no poema “A Flor” que nos lembram as formas abstratas com que “se faz uma flor”, passámos a outras formas de comunicação baseadas na música, nas sensações que esta nos oferece, nas histórias que nos conta e, no que, aliando movimento e expressão, podemos transmitir através dela.

O pontapé de saída foi dado pelo Jorge Palma cantando o conto “A colherzinha” e, através de exercícios de apresentação e integração fomos sempre ao som de música (o nosso fio condutor deste sábado temático) avançando até ao jogo principal.

Ennio Morricone foi quem nos espicaçou a imaginação com a música “Child” para descobrir a história que vive dentro de cada acorde. Dois grupos distintos criaram a sua história à volta desta música e contaram-na sem palavras, privilegiando a liberdade de interpretação “à plateia”. A flor preguiçosa (no prado) que só com a ajuda e solidariedade das outras se levantou foi o primeiro conto. O menino só e amedrontado, que aos poucos se integra e participa nas brincadeiras do grupo foi a segunda história contada ao som de “Child”. Acabámos mais uma vez à mercê das palavras de Almada Negreiros com “A verdade” e a forma pessoal que cada um de nós imprime ao que nos rodeia.

O exercício final de descontracção foi iniciado pela voz sussurrada de Maria João e, sempre com música como pano de fundo, voámos do nosso corpo até à praia, acabando novamente na sala de formação da APEI.

O fio condutor deste sábado levou-nos, por último, à introspecção e partilha de sensações e sentimentos suscitados por este bocadinho que pareceu tão pequeno, mas afinal foi tão agradável como “a lua no céu”.



No fim da sessão, ficou a vontade de repetir, quiça de forma mais metódica este tipo de formação.

Sem comentários: