segunda-feira, março 12, 2007

Projecto Aprender em Parceria - A PAR

O meu primeiro contacto com o Projecto A PAR, devo-o à APEI, onde me foi apresentada a Prof. Doutora Maria Emília Nabuco (Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação de Lisboa e Presidente da Associação A PAR) e as linhas directrizes deste inovador projecto, agora prestes a dar os primeiros passos.

Não podíamos assistir ao nascimento de um projecto desta importância e envergadura sem vos deixar aqui, no nosso terraço virtual de contos, um pequeno testemunho que, esperamos, em breve poderá estar mais alargado e aprofundado com site e informação acessível na NET. Por enquanto, todos os interessados poderão aceder à informação do Projecto PEEP -o pai do A PAR- (se assim o podemos chamar) de Oxford em www.peep.org.uk.





A PAR - Projecto Aprender em Parceria (co-financiado pela Fundação Aga Khan Portugal e Fundação Calouste Gulbenkian).

O Projecto e a A PAR, nasceram no âmbito da Escola Superior de Educação de Lisboa, como espelho do sucesso do programa Peers Early Education Partnership (PEEP) de Oxford, Reino Unido. Este é um projecto de aprendizagem precoce, oferecido no contexto da família com o objectivo de dar oportunidades às crianças, especialmente aquelas que vivem em comunidades mais carênciadas, tentando elevar os níveis educacionais especialmente na literacia e numeracia, e contribuir para o desenvolvimento de “Comunidades Confiantes Aprendendo em conjunto com as suas Crianças”. O PEEP apoia os pais e os cuidadores nas suas funções como primeiros e mais importantes educadores, porque são aqueles que poderão facilitar um início de escolaridade com mais sucesso, trabalha com os adultos, sobre as aprendizagens precoces e tem como objectivo o desenvolvimento das suas crianças.

Os similares problemas graves de iliteracia, numeracia e baixa auto-estima nos adultos e crianças dos bairros periféricos da cidade encontrados pela ESEL, levaram à propôr à Fundação Aga Khan o seu financiamento para a adaptação deste a Portugal.

Em Portugal o projecto toma o nome de Projecto Aprender em Parceria. O A PAR dirige-se a populações carênciadas, de modo a envolver desde muito cedo os pais e cuidadores na educação dos seus bebés. Desta forma, espera contribuir de uma forma geral para a saúde, o bem-estar, a criatividade e o desenvolvimento das comunidades, bem como para o desenvolvimento integral e a melhoria educacional das crianças desde o seu nascimento, em conjunto com os seus pais e cuidadores. É também um projecto de formação de adultos que espera contribuir para a construção de um currículo para as crianças – dos 0 aos 3 anos, tendo em conta as diferentes etapas do seu desenvolvimento, ajudando desta forma a formação dos cuidadores das crianças destas idades. É de notar que até à data não existe em Portugal, currículo para os 0 aos 3 anos e que, para as crianças dos 3 aos 5 apenas existem Orientações Curriculares.

Objectivos do APAR

O A PAR desenvolverá um conjunto de acções, de acordo com os seguintes objectivos principais:


a) Afirmar o papel crucial dos pais e cuidadores como sendo os seus primeiros educadores;
b) Promover nos pais e cuidadores a consciência da aprendizagem precoce e desenvolvimento das crianças, potenciando neles um envolvimento mais consciente nas actividades e interacções do dia a dia com as suas crianças;
c) Ajudar os pais e cuidadores no seu relacionamento com as crianças, de tal modo que a sua auto-estima e a das crianças seja promovida desde muito cedo;
d) Ajudar pais e cuidadores a encorajar nas suas crianças o desenvolvimento de predisposições positivas para a aprendizagem, sendo a ludicidade e a expressão artística (música, movimento, poesia, literatura, dramatização) os veículos promotores dessa mesma aprendizagem;
e) Ajudar os pais e cuidadores no desenvolvimento da literacia das suas crianças (incentivando-os a ler livros diariamente, com os seus filhos, desde a mais tenra idade) e numeracia (despertando neles a consciência que são as situações do dia a dia vividas em família aquelas que mais podem contribuir para a aprendizagem das noções básicas da matemática);
f) Promover entre pais redes de suporte mútuo para a educação dos seus filhos, que se reflectirão na construção duma comunidade empreendedora e criativa;
g) Promover e dar suporte ao desejo dos pais e cuidadores, enquanto adultos, de quererem continuar a aprender ao longo da vida.

Actividades do A PAR

1- Para a prossecução dos seus objectivos, a Associação A PAR pretende:


- Desenvolver o Projecto A PAR, destinado a crianças e respectivos pais ou cuidadores;
- Desenvolver acções de formação para preparar “líderes” para desempenharem a sua função educativa na sociedade;
- Trabalhar de tal forma que aos pais e cuidadores possa ser dado “reconhecimento e acreditação de competências”, pela sua aprendizagem no projecto A PAR, segundo os parâmetros estabelecidos a nível nacional;
- Realizar investigação sobre a implementação do Projecto A PAR em Portugal;
- Estabelecer parcerias de cooperação a nível nacional e internacional, com instituições ligadas à educação, à saúde e ao serviço social, prestando assim um melhor serviço às comunidades onde os projectos serão implementados.

2- Estar disponível para cooperar na criação de serviços de apoio a crianças, pais e seus cuidadores, na área da educação desde a mais tenra idade (0 aos 5 anos) em estreita colaboração com os Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social, da Educação, da Saúde, da Justiça, com as Santas Casas da Misericórdia, Autarquias Locais, Cruz Vermelha, Federação Nacional das IPSS; Cáritas, UNICEF, Fundações e Entidades privadas que partilhem os mesmos objectivos da A PAR.

Associação Aprender em Parceria - A PAR
Escola Superior de Educação de Lisboa (Sede Provisória)
Instituto Politécnico de Lisboa
Campus de Benfica do IPL
1549-003 Lisboa
email:
a_par@eselx.ipl.pt
Telefone 21 7115500 ext. 390 ** Fax: 21 7140423


Com o arranque marcado para 10 de Abril, o A PAR iniciará, nesta fase, em 3 zonas piloto e para as faxas etárias dos 0 aos 3.

Aqui fica o nosso abraço da LUA NOVA com esperança de muito sucesso!

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