segunda-feira, outubro 06, 2008

Contos, leituras e famílias bem recheadas


Neste domingo, que passou sem quase nos apercebermos que era também feriado, a LUA NOVA fez a sua passagem mensal na Quinta Pedagógica dos Olivais em mais uma Oficina para famílias "cONTAS tU oU cONTO eU?!". Dito assim pode parecer estas Oficinas, que ali fazemos desde Abril, são sempre iguais. Nada mais errado.


Cada família é um conjunto único de pessoas que interagem entre si e com os outros de forma (também) única, por isso em cada Oficina gera-se um ambiente irrepetível de expectativas, participações, imaginação, envolvência e espírito criativo só possíveis pela presença daquelas crianças com aqueles pais e/ou aquelas avós sentados nas almofadas em volta da grande lareira.








Já aqui dissemos que, às vezes, não é facil gerir a amplitude de idades das crianças presentes, os diferentes ritmos das famílias, as varias capacidades de percepção. Mas é a possibilidade contornar essas dificuldades através da magia dos contos e dos livros que nos leva a chegar ao fim de cada tarde com o coração cheio e a certeza de que vale a pena!




Ontem tivémos o prazer de ter connosco a família Monteiro e juntar as três gerações (bisavó, avó e netos) à volta de um livro! Tivémos o previlégio de ouvir o Simão (de dois anos) a repetir a frase da ovelha Estrela "mé-mé quero a minha lã...". E a honra de ver a Madalena (de sete anos) a ler para mãe o livro "Vamos fazer amigos" mesmo depois de ter assumido perante todos que "ler custa muito" mas que afinal até vale a pena porque depois pode ela mesma ser a contadora de histórias lá de casa!

No fim da tarde tivémos ainda o prazer da companhia da Áurea Mata, uma amiga da LUA NOVA que nos presenteou com o conto "A que sabe a Lua".



Este foi mais um dia único na história das Oficinas "cONTAS tU oU cONTO eU?!", que ficará guardado no nosso baú das recordações.

A todos uma abraço da LUA NOVA e até sempre!


1 comentário:

Áurea disse...

Obrigado á Liliana e á Cláudia, por me terem dado o prazer, de fazer uma coisa que muito gosto(contar um conto).
Foi como dizes, uma tarde muito importante.
A família aparece,acompanha,encolve-se...
Parabéns á LUA NOVA.Bjs