quarta-feira, novembro 26, 2008

Sessão de apresentação do Café Literário do Externato Cooperativo da Benedita




















Ontem à tarde, estive na Sessão de Apresentação do Café Literário do Externato Cooperativo da Benedita. Foi-me pedida uma intervenção sobre a Promoção do Livro e da Leitura para e com jovens e (como agora gostam de lhes chamar) pré-adolescentes.

A proposta que levei, foi inspirada na nossa Oficina "Que força é essa que trazes no livro" e, como o tempo foi escasso, acabei por dar algumas sugestões de como passar aos mais novos esse "poder" que nós, leitores, temos quando nos colocamos do lado de lá da capa de um livro e retiramos dele a "nossa" história, o "nosso" poema, o "nosso" personagem preferido, a "nossa" frase especial que nos acompanha toda a vida, enfim... O prazer muito pessoal e idiossincrático que cada um retira da leitura.

Esse prazer aprende-se? Ensina-se? Nós cremos que sim, que o prazer da leitura pode (e deve) ser motivado. Só que (como já aqui dissemos) deve de ser uma motivação muito personalizada e nada imposta.


Fazer promoção da leitura com jovens, pode ser assim como percorrer um caminho lado-a-lado sem puxar nem empurrar para esta ou aquela curva, estando lá apenas com sugestões que lhes sejam apelativas (a eles - jovens) e aceitar a divergência de opiniões, de gostos e até de interpretações como parte da magia dos livros, da liberdade das histórias e do poder dos leitores...








A todos, um abraço da LUA NOVA e até sempre!

Sem comentários: