terça-feira, junho 24, 2008

Em Évora o meu brinquedo "foi" um livro


No passado dia 7 (dia do 1º jogo da Selecção, mas isso são outras conversas...), a LUA NOVA brilhou em Évora e iluminou todos os livros/brinquedos que por lá se passeavam...

O sábado foi curto para as duas Oficinas "Quem conta um conto..." (de manhã para Pais e à tarde para Profissionais de Educação) que apresentámos no lindíssimo Salão Nobre da Câmara Municipal. A nossa passagem por terras de Évora deu-se no âmbinto do Projecto O MEU BRINQUEDO É UM LIVRO e o tema abordado foi, obviamente, a importancia do Livro e da Leitura desde o berço.


A manhã foi pautada pela presença de famílias completas (rebentos incluídos) o que nos foi particularmente grato, já que a presença das crianças em eventos deste tipo não é habitual. Porquê?! Porque é difícil gerir o barulho e a actividade pararelas dos miúdos com o tempo e os conceitos que queremos passar aos graúdos. No entanto, restringir a presença de crianças, leva muitas vezes ao afastamento de famílias que não conseguem alternativa onde deixar as crianças durante toda manhã. Valerá então a pena repensarmos o conceito de Oficinas dirigida a pais, para que a nossa mensagem chegue cada vez a mais famílias. E a nossa manhã em Évora foi a prova provada que, é possível conjugar a criançada com a mensagem e com a participação activa dos pais!
À tarde a idade média foi mais alta, já que os participantes de palmo e meio foram substituidos pelos Profissionais de Educação e os riscos e rabiscos pelo chão por escritos em grupo.
A verdade é que esta Oficina foi extremamente positiva, a participação de todas foi exemplar e a partilha de ideias, não só no final mas durante todas as actividades propostas, foi permanente e muito positiva.
Em jeito de balanço, este sábado foi uma prova à nossa capacidade de adaptação e de tomada de consciência das nossas prioridades como Grupo de Contadores. Sabemos agora que o que nos é importante é deixar a nossa LUA iluminar muitos sonhos e que para isso, às vezes, temos de adaptar o discurso ao brilho irrequieto de algumas estrelas já que, afinal são mesmo elas que dão sentido aos contos que contamos...
A todos os que nos acompanharam (principalmente às pequenas estrelas) até sempre!
Um abraço da LUA NOVA!

1 comentário:

Anónimo disse...

Embora tenha estado no horário errado, penso que foi muito positivo e deu-me oportunidade de ouvir o lado dos pais e famílias.

Carla Sousa