quinta-feira, dezembro 11, 2008

"Histórias ao telefone" para pequenos leitores e grandes ouvintes



Hoje trazemos um livro, nosso baú, que faz as delícias de pequenos leitores (leia-se - leitores recentes) e grandes ouvintes. "Histórias ao telefone" é uma compilação de pequenos contos em formato de histórias para dormir ditas ao telefone... Eu explico melhor:


"Era uma vez...


...o caixeiro Bianchi, de Varese. Era representante comercial e seis em cada sete dias corria toda a Itália, o Este, o Oeste, o Sul, o Norte e o meio, vendendo remédios. Regressava a casa no domingo e tornava a partir na segunda-feira de manhã. Mas antes de partir a filha recomendava-lhe: - Não te esqueças, papá: uma história todas as noites!

Porque a menina não podia dormir sem uma história, e a mãe, as que sabia, já lhas tinha contado três vezes. Assim, todas as noites, onde quer que se encontrasse, o caixeiro Bianchi telefonava para Varese às nove em ponto e contava uma história à sua menina. Este livro contém precisamente as histórias do caixeiro Bianchi. (...)" (pág.5)

Lembrei-me deste livro em conversa com uma amiga sobre livros interessantes para a filha de 9 anos que já lê. Cheguei a casa e fui buscá-lo, reli algumas das histórias e achei que é óptimo não só para os que lêm sozinhos, mas também para os que ainda não se aventuram numa folha cheia de letras. Estas histórias, além de curtas, são extremamente divertidas.


Assim, em tempo de compras de Natal, aqui fica a sugestão (não só para a Carolina) deste que é, sem dúvida, mais um livro da LUA NOVA!

"Histórias ao Telefone" de Gianni Rodari

Ilustrações de José Pedro Bessa

Editora Teorema - Colecção Rua Sésamo

Sem comentários: