quarta-feira, dezembro 03, 2008

Livro sem letras mas com muito movimento...

"CHABADA" é o nome deste livro de imagens animadas ou flipbook (*) que hoje vos trazemos no nosso baú de livros.



A história não tem muito que contar, até porque as palavras não moram lá, o que lá mora é uma série de imagens que, quando vistas em sequência, ganham vida e movimento e nos fazem recuar aos primórdios do cinema para, logo nos imaginamos numa sala apinhada de gente pasmada com uma projecção muito arcaica de algumas imagens que, por serem vistas em sequência, davam a ideia de movimento...
Estes livros são entusiasmantes para os miúdos, que se fascinam com a magia da animação das imagens, e podem até ser facilmente feitos em casa, desde que se use papel grosso (ou cartolina) cortado em pequenos rectângulos onde serão desenhadas as ilustrações.
Encontrei neste sítio virtual dos Professores de Educação Visual e Tecnológica alguns exemplos de flipbooks "caseiros" (quase no fim da página).
Este é, sem sombra de dúvida, mais um livro da LUA NOVA!


"CHABADA" - Benoit Jacques Books
ISBN : 2-916683-05-4
(na livraria Histórias com Bicho em Óbidos por 7€)



(*)"FLIPBOOK" é o nome de um tipo de livros com uma sequência de imagens que, passadas rapidamente, nos dão uma visão "animada" das ilustrações ou fotografias (vários exemplos aqui).

1 comentário:

Anónimo disse...

É uma óptima ideia para fazer com os alunos até agora no natal e também dá para fazer com post-it daqueles de tamanho médio. Obrigada pela ideia!

Alexandra